De acordo com a ONU, aproveitamento das cascas de frutas ajuda no combate às mudanças climáticas
Se você tem o hábito de jogar as cascas das frutas no lixo, hora de repensar nessa prática! De acordo com a última edição da Semana do Clima da América Latina e Caribe, promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), reduzir o desperdício dos alimentos é uma alternativa para combater as mudanças climáticas. E, uma ótima ideia para ajudar o meio ambiente e ainda contribuir com a saúde, é aproveitar essa parte que joga-se fora através do consumo.
Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, as cascas das frutas são muito ricas em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos, e consumi-las é muito benéfico para o organismo, já que contribui para o aporte de nutrientes do corpo.
“A maçã, por exemplo, guarda a maioria dos seus antioxidantes e fibras na casca, enquanto a jabuticaba também preserva a maioria dos seus fitoquímicos nessa parte, que muita gente joga fora”, ressalta a especialista.
Já as frutas que não têm as cascas tão palatáveis para serem consumidas in natura, podem ser incorporadas à receitas. “Na forma de preparações, nosso organismo faz o mesmo aproveitamento que faria se consumíssemos na forma in natura”, explica a profissional.
A casca da banana pode ser transformada em farofa, a entrecasca da melancia pode ser servida na forma de doce e a do maracujá fornece uma excelente farinha para ser usada no preparo de tortas e bolos!
Higienização
Quer apostar no consumo e no preparo de receitas com cascas de frutas? Então, não esqueça de fazer uma boa higienização! “O ideal é fazer a limpeza da fruta em água corrente, utilizando uma bucha limpa e detergente neutro. Depois de feito o enxágue, devemos deixar de molho por meia hora em solução de hipoclorito e água, para eliminar possíveis bactérias presentes nas cascas, principalmente as que serão consumidas in natura. A última etapa é feita com um enxágue em água corrente”, orienta Renata. Para secar, deixe em ar ambiente ou use um papel toalha descartável.
Confira agora as receitas sugeridas pela nutricionista!
Doce de casca de laranja
Casca de 2 laranjas picadas
2 colheres de sopa de açúcar cristal
2 colheres de sopa de farinha de linhaça
1) Deixe as cascas de laranja de molho por cerca de 12 horas, trocando a água a cada 2 a 3 horas.
2) Coloque o açúcar em uma panela e forme uma calda açucarada. Acrescente as cascas de maçã e a farinha de linhaça.
3) Mexa até formar consistência de doce de colher.
Suco de casca de abacaxi
Casca de 1 abacaxi médio
1 xícara de chá de erva cidreira picada
1 litro de água gelada
1 xícara de chá de gelo
1) Bata tudo no liquidificador, coe e sirva em seguida.
Geleia de casca de maçã
Cascas de 4 maçãs
½ xícara de chá de açúcar
Suco de 1 limão
1 xícara de chá de água
1) Coloque em uma panela as cascas de maçã, o suco do limão e a água.
2) Deixe cozinhar com a panela tampada por 5 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador.
3) Volte a mistura para a panela e acrescente o açúcar. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer, até formar ponto de geleia.
4) Se desejar, pode acrescentar cravo da índia ou canela em pau na segunda etapa de cocção.
5) Coloque em um pote de vidro e leve para gelar antes de servir.
Brigadeiro de casca de banana
Casca de 2 bananas
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cacau em pó
1) Bata as cascas de banana no liquidificador ou mixer (se necessário, acrescente um pouco de água).
2) Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente o leite condensado e o cacau em pó. Cozinhe em fogo baixo.
3) Quando começar a ferver, adiciona a casca de banana batida e cozinhe até que mistura de solte da panela.
Sorvete de manga
2 mangas picadas com casca
3 xícaras de chá de água
1 envelope de gelatina sem sabor, hidratado conforme instruções da embalagem
1 xícara de chá de açúcar ou adoçante culinário em pó
1) Bata as mangas no liquidificador ou mixer.
2) Em uma panela, coloque a água e o açúcar e cozinhe até começar a formar uma calda. Desligue o fogo e acrescente a gelatina sem sabor e a manga batida.
3) Deixe esfriar um pouco e leve ao freezer por 2 horas.
4) Retire do freezer e bata a massa com uma batedeira. Sirva em seguida.
SOBRE O OBA HORTIFRUTI
A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
A rede também foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti. A pesquisa, chamada Top of Mind, é realizada todo ano pelo Datafolha, em mais de 170 cidades brasileiras.
Atualmente, a marca possui 50 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com 40 anos de história, a rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
Comments